sábado, 24 de dezembro de 2011

Psilídeo-de-concha do eucalipto


O psilídeo-de-concha Glycaspis brimblecombei é uma praga originária da Austrália, e a partir de junho de 1998 foi detectada na Califórnia, EUA, atacando E. camaldulensis e desde então está disseminando-se por diferentes estados americanos, aparentemente de maneira natural (GARRISO, 1998). Essa situação esta ocorrendo no Brasil devido às condições favoráveis do ambiente para seu desenvolvimento e dispersão.
Firmino (2004) em estudo de sua biologia em diferentes eucaliptos constatou que as espécies favoráveis ao desenvolvimento e reprodução do psilídeo-de-concha foram o Eucalyptus camaldulensisEucalyptus urophyllaEucalyptus grandisEucalyptus tereticornis e o híbrido de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla, sendo essas espécies as mais plantadas no país.
Todas as espécies de psilídeos conhecidas são fitófagas e os danos mais comuns causados são: enrolamento, deformação do limbo foliar, formação de galhas, super brotamento, secamento de ponteiros e indução do aparecimento de fumagina (GALLO et al., 2002).

Informativo G. brimblecombei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...