sábado, 24 de dezembro de 2011

Vespa-de-galha em eucalipto


A vespa-da-galha Leptocybe invasa (Hymenoptera: Eulophidae) é uma praga exótica, originária da Austrália. O adulto é uma minúscula vespa de coloração marrom escuro brilhante e mede 1,2 mm de comprimento. São conhecidas apenas fêmeas, apesar de haver um registro de macho, encontrado na Turquia (DOGANLAR, 2005).
A fêmea oviposita nas gemas apicais, onde se inicia o processo de formação da galha, que se torna visível após algumas semanas. O ciclo do inseto é relativamente longo. Da postura até a emergência de adultos leva aproximadamente 130 dias, de acordo com estudos feitos em Israel (MENDEL et al., 2004).
As espécies de eucalipto com registro de ocorrência da praga são: E. camaldulensis, E. saligna, E. botryoides, E. bridgesiana, E. cinerea, E. globulus, E. grandis, E. gunni, E. nicholli, E. pulverulenta, E. robusta, E. rudis, E. tereticornis e E. viminalis (FAO, 2007).
Causam grande perdas em viveiros e em florestas plantadas de eucalipto, formando galhas em ramos e folhas, bloqueando o fluxo de seiva. Caso encontre esses sintomas, entre em contato pelo fale conosco no site: www.silvicontrol.com.br 
Alerta - Vespa-de-galha elaborado pelo IPEF/PROTEF
Alerta - Vespa-de-galha elaborado pelo SIF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...